RECEITÔMETRO -407 MILHÕES NO BALAIO

RECEITÔMETRO -407 MILHÕES NO BALAIO
CLIQUE NA IMAGEM E VISITE AS CONTAS PUBLICAS

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

LÁ SE VÃO 2013 E 730 MILHÕES...


O ano vai se encerrando e a arrecadação do município deve fechar em 730 milhões de reais, segundo dados do Portal da Transparência.
A receita consolidada é de fácil consulta. Entretanto para se consultar as despesas se torna impossível verificar o total consolidado, discriminado por gastos agrupados(ou rubricas). A consulta das despesas é individualizada, por data e pelo nome do credor.
Dessa forma, apesar do prefeito dizer que gastou X com isso ou Y com aquilo, nada pode o cidadão comum comprovar pelo portal. Seria oportuna a abertura dos balancetes para a população(uma espécie de prestação de contas popular), pois vivemos em outra época, a da informação em tempo real.
Fica então a lacuna: onde foram gastos essas centenas de milhões de reais? Será que o contribuinte viu melhorias que correspondam a essa montanha de dinheiro arrecadado?
Eu,por exemplo, não acredito que os gastos com pessoal atingiram o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Gostaria muito que o governo provasse isso.
Mas enquanto essa "caixa preta" não for aberta, apenas a claque de comissionados vai continuar fingindo que acredita no que diz o mandatário.
E tem mais: não me parece que o ano que  se aproxima vai ser diferente nesse aspecto. A não ser que uma maciça mobilização popular se institua para que tenhamos outros ares de tratamento do dinheiro público aqui em Terra Amada. Possível é. Que venha então 2014!



3 comentários: