![]() |
EM BUSCA DA VERDADE |
Desde a implantação do PCCR do
quadro da administração geral e da alteração do PCS do magistério, ambos de 2012 e em vigor desde janeiro do ano passado, que o governo
municipal vem jogando na cara dos seus servidores municipais que as despesas com
pessoal vem paralisando a administração pública por exceder ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Assim , o PCCR/PCS virou a
desculpa oficial para a falta(??) de dinheiro, apesar do milionário orçamento
tanto previsto como realizado. Foi assim para justificar obras não feitas e
para demitir cerca de 2.000 comissionados no primeiro semestre de 2013. A ida
do prefeito às emissoras de TV para apresentar os números se tornou rotina, e o
argumento era sempre o mesmo: esse suposto estouro do limite imposto pela Lei de
Responsabilidade Fiscal para os gastos com pessoal.
Ocorre que desde essa época eu já
vinha alertando para a inexatidão dos números apresentados e para a falta de
informações das despesas realizadas pela prefeitura, o que dificultava a conferência dos citados valores e percentuais.
Dessa forma, foi necessário
buscar nos meios possíveis essas informações e fazer um estudo mais detalhado
sobre esse percentual para chegar à conclusão que os números apresentados pelo
governo estavam errados.
Nos baseamos pelo fechamento do
2º quadrimestre de 2013(ou 4º bimestre), nas despesas
com pessoal(DP) e na receita corrente líquida(RCL), ambas acumuladas nos últimos doze meses, conforme determina a citada Lei.
O cálculo do percentual com despesas de pessoal é feito pela divisão destas pela receita corrente líquida, conforme a seguir:
===> % LRF = DP / RCL
Os limites para os quocientes percentuais são os seguintes:
- LIMITE DE ALERTA (inciso II do §1º do art. 59 da LC 101 de 04/05/2000 - LRF) = 48,6% (corresponde a 90% do limite máximo)
- LIMITE PRUDENCIAL (§ único, art. 22 da LC 101 de 04/05/2000 - LRF) = 51,3% (corrresponde a 95% do limite máximo)
- LIMITE MÁXIMO (inciso III-b, art. 20 da LC 101 de 04/05/2000 - LRF) = 54%
Agora vamos aos valores informados pela Prefeitura de Cabo Frio ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro(TCE), órgão que analisa e dá parecer sobre as contas públicas municipais para a aprovação ou não pela Câmara de Vereadores:
- 1º Quadrimestre de 2013 (Acumulado de mai/2012 a abr/2013)
DP = 300.195.803,30
RCL = 746.448.721,40
% LRF = 40,22
- 2º Quadrimestre de 2013 (Acumulado de set/2012 a ago/2013)
DP = 306.494.949,70
RCL = 746.763.944,90
% LRF = 41,04
Nota-se facilmente que os percentuais estão longe até do limite de alerta, o que joga por terra a alegação de que o limite de gastos imposto pela LRF estavam estourados.
A título de comparação vamos apresentar os percentuais de três municípios vizinhos, todos do mesmo período de set/2012 a ago/2013:
Nota-se facilmente que os percentuais estão longe até do limite de alerta, o que joga por terra a alegação de que o limite de gastos imposto pela LRF estavam estourados.
A título de comparação vamos apresentar os percentuais de três municípios vizinhos, todos do mesmo período de set/2012 a ago/2013:
- Búzios = 56,08%
- Araruama = 51,25%
- São Pedro da Aldeia = 51,16%
Agradeço a colaboração de Jorge e José Renato, da Associação de Fiscais de Cabo Frio, e de Olney Vianna, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio.
Parábens professor a você e os citados,por desmascarar mais uma vez o prefeito de cabo frio .O que essa gestão esqueceu ,e que os tempos são outros,e não se engana mais nada de ninguém .Queria ser inteligente igual à vocês.Obrigado ,e sucesso em seu blog, só assim estamos sabendo como eles pensam que estão nos enganando .
ResponderExcluirAnônimo, nosso intento é sempre fornecer a informação correta. Obrigado.
ExcluirParabéns pela matéria. o pior é que o filho que nem passa uma tinta nas paredes mofadas de Câmara porquê diz que o prédio vai virar museu.Mas acabou de gastar uma baba para botar circuito de câmeras dentro de um prédio que vai virar museu?E ainda vai pagar pela manutenção???.Com nosso dinheiro...
ExcluirLei de responsabilidade fiscal ,virou moda para os prefeitos culparem,igual a outros assuntos que colocam culpa nos sistemas. Quando um prefeito não quer empregar ou qualquer outra coisa ,ele logo responde que a lei não permite ,Essa lei só não existe para is fogos gastos,shows ,obras desnecessárias e portariados .E viva o NEPOTISMO em cabo frio.
ResponderExcluircara de pau
ResponderExcluirEu?
ExcluirProfessor Hamilton,
ExcluirEsse "cara de pau" da white cat aí em cima soou estranho. A quem ela se refere: ao senhor ou ao alcaide de terra mamada? Se foi dirigido ao senhor, talvez seja um apaniguado indignado com os seus apontamentos contabilisticos ( Rsrsrs).
Mais uma vez percebemos a importância do seu blog para o povo cabofriense. Aplaudido de pé!
Clap,clap, clap,clap...
Professor acho que não é você, quem tem cara de pau é quem engana.enrola e menti.
ResponderExcluirHamilton o que você acha do caso em araruama?
ResponderExcluir1,70 de altura, corpo definido, aceito proposta para marcar presença em eventos e áreas VIP. em shows da prefeitura.
ResponderExcluirConcordo .cara de pau é ficar devendo as pessoas ,mesmo com o dinheiro liberado para fazer os pgtos dos camioneiros de dezembro de 2012 .Prefeito precisa pagar a quem ficou devendo ,isso é feio ,o senhor tem pessoas que precisam de bons exemplos ,será desse jeito que se faz? Porque não paga o que deve .outra coisa tem que se fakado o que foi feito com esse dinheirão todo .
ResponderExcluirO vilão das despesas é o bucho de ouro,obras desnecessárias,o riala,as portarias,os secretários despachando aonde bem entende .aí não há quem aguenta bancar um município como o nosso .É CKARO QUE VAI FALTAR DINHEIRO SEMPRE .
ResponderExcluirProfessor, um assunto para o Sr. desvendar.
ResponderExcluirPor que um ano depois da psse do prefeito atual , ainda não foi nomeado um Diretor Médico para o PAM São Cristovão?
É lei.Mas sõ tem um administrador no posto.
Dai os atrasos em exames dos mais simples como resultados saindo em um mês ou mais.Estão suspensos muitos exames de rotina pois o laboratório está com o pagamento atrasado em vários meses
Dizem que os doentes não tinham carro para buscar para fazer tratamento ,porque o Deputado Federal Paulo Cesar conseguiu carro,mas não para isso ,é para viagens ,e neste dia os carros estavam sendo lavados para sair nos jornais .Pobre de nós que precisamos desses carros para tratamento .
ResponderExcluirVilão de despesas e comprar arroz no Espirito Santo,é comprar bucho a 15 reais o kilo ,e ser recordista em shows,Gastar com educação e saúde é obrigação ,Já shows não é obrigação de um prefeito ,faz porque acha que está abafando com o povo ,pelo contrário,o povo não aguenta mais fucar em filas para marcar médicos.
ResponderExcluir