RECEITÔMETRO -407 MILHÕES NO BALAIO

RECEITÔMETRO -407 MILHÕES NO BALAIO
CLIQUE NA IMAGEM E VISITE AS CONTAS PUBLICAS

sábado, 8 de fevereiro de 2014

É PRECISO TER GARRA, SEMPRE...



A divulgação da antecipação de reposição salarial pelo prefeito de Cabo Frio no meio da semana, na jornada pedagógica, é sem dúvida, uma mostra da maneira populista e autoritária de como o atual governo gosta de tratar questões relativas aos seus servidores municipais. Necessária é uma análise de toda a conjuntura que envolve as reivindicações e as propostas dos trabalhadores, tanto do que é considerado comum como de questões específicas de determinadas categorias.
Vejamos:
  • O piso municipal de referência salarial(PMRS) foi instituído pela Lei Complementar 11 de junho de 2012(PCCR), valendo para os servidores da administração geral, magistério e autarquias municipais.
  • Estamos em fevereiro de 2014 e o referido piso desde aquela data não foi reajustado como prevê a Lei e como deveria ser pela inflação acumulada, medida no caso pelo IPCA, que é o índice oficial de inflação do país.
  • De julho de 2012 a dezembro de 2013, o IPCA acumulado desse período aponta 9,55% de reposição salarial para anular as perdas salariais decorrentes da inflação.
  • É muito importante a categoria propor ganho real, além da inflação, para que os vencimentos tenham um mínimo de fortalecimento. Se considerarmos de 5% em 5% esses ganhos resultariam no seguinte, considerados apenas as 3 primeiras simulações:
       5% de G.R.   ==> 15% para o total (inflação + G.R.)
       10% de G.R. ==> 20,5% para o total (inflação + G.R.)
       15% de G.R. ==> 26% para o total (inflação + G.R.)
  •  As pautas específicas contém inúmeras peculiaridades de cada segmento dos servidores municipais, e os sindicatos já estão de posse dessas pautas.
  • A data base é em abril, e um canal de negociações já deveria ser aberto para tratar da pauta comum e das específicas.
  • Jornada pedagógica, baile de professores, em vez da tradicional mesa de negociação, não são os fóruns  apropriados para questões salariais e ajustes de ordem coletiva.
  • O índice proposto pelo governo, mas não declarado, é, segundo fontes junto ao RH, da ordem de 6%, aquém da inflação acumulada que já corrói os vencimentos.
  • Esse percentual, mesmo antecipado, perde feio para os 9,55% a partir de abril.
Agora é nossa vez. Precisamos dizer ao governo que queremos já abrir as negociações com vistas à data base em abril. Precisamos ficar sintonizados com os nosso sindicatos e participar ativamente das decisões nas assembleias.
Foi assim que conseguimos, no peito e na raça, garantir a aprovação do PCCR e do PCS do magistério. Não creio que agora vá ser diferente.
 

9 comentários:

  1. ATENÇÂO NOVO COMUNICADO DIVULGADO PELA AFM

    PMRS REAJUSTE 2014
    Conforme informamos em nosso estudo anterior, o IBGE ainda não havia divulgado
    o índice relativo ao IPCA de janeiro de 2014. Este índice já se encontra disponível, de
    forma que o cálculo final para o reajuste do PMRS relativo ao período de julho de 2012
    a janeiro de 2014 está apresentado abaixo. Por favor compartilhem e divulgem ao máximo.
    ATENÇÂO NOVO COMUNICADO DIVULGADO PELA AFM

    PMRS REAJUSTE 2014
    Conforme informamos em nosso estudo anterior, o IBGE ainda não havia divulgado
    o índice relativo ao IPCA de janeiro de 2014. Este índice já se encontra disponível, de
    forma que o cálculo final para o reajuste do PMRS relativo ao período de julho de 2012
    a janeiro de 2014 está apresentado abaixo.

    ResponderExcluir
  2. Não saiu a tabela/calculo. Segue:
    jan/2014 = 0,55
    Acumulado de jul/2012 a jan/2014 = 10,15%

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia! Era muita bondade de um ser que só podemos esperar esses conflitos com os servidores municipais .quando você pensa que está ajudando ,e quando vai entender sente que só tem intenção de sacanear os servidores e fazendo valer o populismo ,como é o seu governo de pão e circo.

    ResponderExcluir
  4. Sabe prof ,a melhor palestra para incentivar os professores ,ainda continuo achando que é respeito,dignidade e salário compátivel ,democracia .isso tudo acontecendo nossa educação vai ganhar nota mil. É claro não tenho nada contra os palestrantes ,até porque são bons .Mas se tivesse no nosso município o que foi citado já seriamos bons também .



    ResponderExcluir
  5. Nao precisa ser matematico, mas basta pensar, a reposição da espiral inflacionaria, o prefeiro antecipando agora, ele tem uma economia real na folha de pagamento da ordem de 3,00% à 3,5% caso fosse esta reposição repassada na sua data base que é abril\2014.

    ResponderExcluir
  6. Quando o ptefeito conta sua estória de vida,bate nos peitos para falar que seus familiares já foram sindicalistas ,lutavam pelas pessoas .Agora repúdia tanto aos nossos sindicatos ,fala mal ,fala inverdades dos nossos sindicatos.Eu sou filiada ao sindicato é sou grata pelos esforços que eles fazem para conseguir algumas das coisas que conquistamos atrávez de nossas lutas. Atirar pedra é bom ,se o sindicato estivesse morto não precisaria ,Parabéns a vocês de todos os sindicatos de cabo frio ,que só sabe do trabalho que da .e quem vive um pouco isso,portanto peço desculpas a vocês pelo texto agressivo do nosso prefeito ,pobre dele.ele não sabe o que fala .

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao nossos sindicatos ,pelo menos em cabo frio vem demonstrando força e união.

    ResponderExcluir
  8. O SEPE somo nós ,nossa força e nossa voz .

    ResponderExcluir
  9. Professor gostou desta merreca de aumento ,nessas horas acho que é irmão gêmeo de sergio cabral .O que esses homens relutam tanto em dar aumento salarial aos funcionários públicos .Parece que o aumento vai sair de suas empresas privadas .Esses homens tem que saber que não são donos dis cofres públicos ,lutam tanto,relutam tanto que me faz pensar que estamos tirando alguma coisa deles e de suas famílias.

    ResponderExcluir