RECEITÔMETRO -407 MILHÕES NO BALAIO

RECEITÔMETRO -407 MILHÕES NO BALAIO
CLIQUE NA IMAGEM E VISITE AS CONTAS PUBLICAS

segunda-feira, 26 de maio de 2014

EDITORIAL - SABE DE NADA, INOCENTE!


Os recentes episódios de agressões e ameaças sofridas pelo presidente do Sindicaf, Olney Vianna, advindas de servidores da Comsercaf, filiados ou não ao sindicato, não são, como querem alguns por conveniência demonstrar que são, fatos isolados decorrentes da relação filiado X entidade. Nem habituais, como aqueles que, dentro da normalidade de uma relação regida por deveres e direitos, costumam ocorrer.
Conveniente se torna, antes de adentrarmos à nossa análise da situação, esclarecer o seguinte: o Sindicaf é o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio, que agrega em suas fileiras servidores de todos os setores das repartições públicas municipais de Cabo Frio, assim como os representa, filiados ou não, nas relações decorrentes do exercício do trabalho(patrão X empregado). Dessa forma, tanto servidores da fazenda, fiscais, saúde, educação, e de outros setores, bem como da administração indireta, como Ibascaf e Comsercaf são representados pelo Sindicaf, isso sem prejuízo da atuação e da autonomia em alguns casos, das outras entidades que representam subconjuntos dessa totalidade de servidores(Sepe Lagos, AGM, AFM e SindSaúde).
A Comsercaf, por sua vez, é uma autarquia criada em 2013 para substituir a extinta Secaf. Os servidores que vêm da extinta companhia, tiveram, como manda a Lei Municipal 2.470/2013 , de optar por migrar para a nova empresa, ou ficar no âmbito da administração direta, no qual podem ser considerados, por iniciativa do executivo, em disponibilidade. Não sou eu que afirmo isso, é a Lei Municipal 2.470/2013, criada pelo atual governo municipal.
Pois bem, o que isso tudo tem a ver com o caso? Simples. A Comercaf é a responsável pela coleta de lixo, de galhos e de entulhos da cidade, mesmo exercendo outras atividades que a essas nada têm de correlatas, como na área de eventos. Já a coleta de lixo, como sabemos, é o ponto nevrálgico de qualquer administração, pois quando seus administrados responsáveis por ela paralisam suas atividades o impacto é grave e imediato para a população, que costuma se utilizar da mídia para reclamar os serviços, gerando grandes repercussão e insatisfação  nas comunidades. Tudo o que um governante não quer.
Outro dia postei sobre a possibilidade do governo entregar a uma empresa privada a coleta de lixo, para o que já estaria realocando os servidores dessa tarefa para o recolhimento de galhos e entulhos, este já menos perigoso que a coleta de lixo do ponto de vista das consequências de uma greve ou paralisação.
Recentemente na Comsercaf um servidor que outrora fazia parte do movimento sindical foi “premiado” pelo governo com um cargo de encarregado. Daí em diante denúncias dão conta de que começou a tratar seus subordinados do mesmo jeito que antes declarava ilegal quando era delegado sindical. Reclamações de advertências e ameaças começaram a pipocar. Aí o Sindicaf foi lá. E aí o camarada começou a criticar as contas do seu próprio sindicato pela falta de transparência para justificar suas atitudes de afrontas, agressões e ameaças.
Pode ser que ele próprio ainda não tenha percebido, o que acho improvável, que esteja sendo usado de “bucha” pelo governo. Mas que quem está de fora enxerga isso com inegável clareza, ah isso enxerga. Pega um sujeito que considera liderança e dá a ele um cargo numa empresa que é de alta importância estratégica na administração e enfraquece o sindicato da categoria. Só não vê quem não quer. Aliás, não é só o Sindicaf o alvo do governo. O Sepe Lagos que o diga. E por sinal que abra o olho por que tem “X9” do governo que vai tentar se apoderar da administração de lá para entregá-la aos comandos do “chefe”.
Outro fator interessante foi a declaração do presidente da autarquia igualmente criticando o Sindicaf por não prestar contas. Ora, a Comsercaf publica onde as suas? As contas do município estão ali num portal onde se escondem as despesas, e ninguém dá um pio. Chega a ser hilário.
Por outro lado, as “prostitutas do teclado”, qual sejam os manjados blogueiros sustentados pelo grupo político do atual governo, já apontam suas estocadas na direção do sindicato, na intenção de obedecer à risca a ordem que receberam de cima e logicamente para não correrem o risco de perderem a cor da “verdinha” do mês.
Como se depreende, o ataque é orquestrado, e visa não só o enfraquecimento e tomada de uma entidade sindical, mas o pleno domínio sobre toda uma classe de servidores, que antes do advento do PCCR estavam bem mais fragilizados economicamente e por conta disso totalmente vulneráveis aos caprichos do mesmo mandatário que hoje empunha a caneta, o qual certamente tem saudades dessa época.
Quanto aos espectadores, a esses o governo tenta mostrar tudo, menos a sua própria intenção. Sob o argumento adotado ocultam-se perversos sofismas cuja finalidade é ludibriar a opinião geral. Daí que na sua frente evocam a moral para lhe ganharem o respeito, mas por trás riem calorosamente da sua adesão frente à questão, daquele jeito mesmo que uma propaganda mostra: “sabe de nada, inocente!”.

2 comentários:

  1. Professor a pessia que se vende não passa disso ,até porque esta estória tem data para acabar, Coitados ,pobres coitados, para alguns o poder sobem a cabeça ,e vai ver que rico não vai ficar,vai só viver um pouco melhor, essas pessoas que lhes dão poder também não são bobos ,quase que troca 6 por meia dúzia ,eles dão a corda e tem o controle para puxar na hora que querem .São pessoas que acabam perdendo a moral o respeito sem notar que estão servindo de massa de manobra ,daí .quando uma hora acaba tudo ,eles só podem se arrepender porque deixaram ser usados,mas por enquanto esquece de suas origens e fazem tudo que seu mestre mandar .So que nunca mais vai poder acordar desse pesadelo .

    ResponderExcluir
  2. Professor esse X9, e quem estou pensando ,arruma tempo para aparecer em todos os lugares ,que faz questão de aparecer ,fala bonito ,mas as pessoas já sabe quem é ,e que é leva e trás do governo. Arroz de festa ..parece que gosta de sair em todas as fotos ,mas até do que a ditetora do Sepe ,e essa?

    ResponderExcluir