RECEITÔMETRO -407 MILHÕES NO BALAIO

RECEITÔMETRO -407 MILHÕES NO BALAIO
CLIQUE NA IMAGEM E VISITE AS CONTAS PUBLICAS

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CABO FRIO, MEMÓRIAS...


É com imensa alegria que inauguramos no nosso blog o espaço "Cabo Frio, memórias...". Nele postaremos as imagens, vídeos e textos de relevância para o fortalecimento e o resgate das memórias da nossa querida cidade.
Entendo ser essa uma contribuição ainda humilde, mas que caminha no sentido de plantarmos um futuro de valorização e preservação das nossas riquezas. É, sem dúvida, um importante legado que podemos deixar para que frutifique em ações de identificação cultural tanto das nossas gerações atuais quanto das vindouras.
Dentre tantos amigos que promovem nas suas páginas pessoais verdadeiras aulas, desde já agradeço a Achilles Pagalidis e a Meri Damaceno, que me permitiram copiar de seus perfis no facebook as matérias, que em sua maioria, serão postadas aqui. Para não cometermos injustiças, sempre citaremos a fonte das nossas postagens. Por falar nelas, a primeira é esse apaixonante vídeo da comemoração do tricentenário da fundação de Cabo Frio. Vamos lá!

"Hoje eu apresento aos meus queridos amigos, o que eu considero o mais importante registro em termos de imagens em movimento da cidade. Trata-se simplesmente da filmagem de comemoração do Tricentenário da cidade de Cabo Frio. Um verdadeiro achado histórico! Só para dar um pequeno exemplo entre tantos outros presentes neste material, este talvez seja o único filme registrando a antiga ponte em estrutura de ferro, a Ponte Miguel de Carvalho que ruiu em 1920. Uma pequena sinopse do filme: Uma missa campal diante da Igreja de Nossa Senhora de Assumpção, com populares e religiosos seguindo em procissão com o andor. Grande público presente à inauguração do posto meteorológico no sopé do Morro do Tairu (Morro da Guia), pessoas diante de um prédio, durante a abertura de uma exposição. Populares e autoridades reunidos numa praça para a inauguração do obelisco, destaque para placa com os dizeres: "o governo do Estado ao povo"; o registro fotográfico do evento; a apresentação da banda no coreto de ferro da praça; e a distribuição de bilhetes para o sorteio de medalhas e brindes. Vista geral da cidade de Cabo Frio mostrando as edificações e casas, a Praia da Barra e a orla. As “Salinas Palmer" e as etapas da produção do sal: moinhos bombeando água para os tanques de vaporização; a cristalização do minério; e a colheita do sal pelos trabalhadores, sob o olhar de uma comitiva de autoridades. As pilhas com o produto acabado e o seu recolhimento em armazéns. O transporte das sacas e o embarque. E por fim a imagem do Porto de Cabo Frio (Passagem) com barcos atracados, estabelecimentos comerciais e embarcações em movimento. Para quem gosta da história local e acompanha minhas postagens, pode ter a certeza que este filme é simplesmente sensacional !!"  
17-09-2013, Achilles Pagalidis - no facebook

Um comentário:

  1. É professor Hamilton, como canta a Pitty:
    Memórias
    Não são só memórias
    São fantasmas que me sopram aos ouvidos
    Coisas que eu..

    ResponderExcluir